terça-feira, abril 29

A ARTE É A MÃE DA RELIGIÃO

A importância da arte na vida cotidiana, segundo as próprias palavras de Onisaburo Deguchi, "a arte é a mãe da religião". Ele acredita nas artes como uma prática espiritual. Dando seu exemplo a vários seguidores que se tornaram artistas, nas artes tradicionais japonesas: Caligrafia, Poesia Tanka, Teatro Noh, Cerimônia do Chá, Tecelagem, Cerâmica, e Aikido.

Em seus últimos anos de vida, Onisaburo se dedicou à Arte da Cerâmica, chegando a produzir mais de 3.000 tigelas. Em Pinturas e Caligrafias desenvolveu um estilo próprio, de extrema singeleza. E deixou também como legado uma escola de arte.

A seguir, temos algumas fotos de caligrafias e das tigelas de cerâmica, que fizeram parte da exposição mundial "A Arte de Onisaburo Deguchi e sua Escola".

Desenho: "dragão",
Artista: Onisaburo Deguchi

Tigela: "onda do mar azul", Artista: Onisaburo Deguchi

Tigela: "lua", Artista: Onisaburo Deguchi

segue abaixo outras artes tradicionais Japonesas, como:

Teatro Noh

Cerimônia do Chá

Performance com Yakumogoto
O Aikidô foi descrito como uma combinação de todas as artes marciais japonesas tradicionais, em conjunto com um profundo ensinamento espiritual.
É diferente do Judô ou Karatê, no sentido de não ser um esporte competitivo. Em Judô e Karatê existe uma espécie de “batalha” ou disputa que normalmente termina com um vencedor e um perdedor. Mas em Aikidô não existe batalha ou disputa.
Vitória e derrota não são relevantes para a prática de Aikidô. Quando dois parceiros praticam Aikidô, eles não combatem, mas trabalham juntos para ajudar um ao outro a aprender a arte. O objetivo do Aikidô, como se diz, é a harmonia com o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...