segunda-feira, agosto 25

A SEDE PRINCIPAL DA TENRIKYO EM TENRI

A cidade de Tenri, fica no interior da Província de Nara, no Japão, onde se localiza a sede espiritual da Tenrikyo e são realizadas as grandes cerimônias e também suas cerimônias mensais. Denominada Jiba, o berço da humanidade, local da criação original do homem segundo a Tenrikyo e o local onde reside o seu Kami,Tenri-O-no-Mikoto.

Em geral, Jiba pode significar lugar, terra ou local, mas refere-se ao local no centro do santuário principal, que é marcada por um pedestal de madeira chamado de Kanrodai. É o lar original da humanidade e a fonte de vida que não pode ser encontrado em qualquer outro lugar. São evocados fortes sentimentos de intimidade, demonstradas por frases pelos adeptos, como "Jiba é o lugar onde o seu jiji (avô) e sua baba (avó) estão" e "Jiba é estar perto de seus oya (pais). "   

O santuário principal se encontra rodeado por mais quatro santuários edificados nos quatro lados, conhecidos como Oyasato, nos pontos cardeais, permitindo que o santuário principal possa ser reverenciado dos quatro lados.

Oyasato, significa terra dos pais, nos ensinamentos da Miki Nakayama, e é a morada dos pais que nos geraram. E também, o local onde kami recebe os seus filhos que regressam para reverenciá-lo. Todas as pessoas que visitam Jiba são recepcionados com as seguintes palavras: “Okaerinassai","bem-vindos de volta" .















Referências

Tenrikyo do Japão. Em português. Disponível em:<http://www.tenrikyo.or.jp/por/> Acesso em: 30 dez. 2013.
Live views of Tenrikyo headquarters Main Sanctuary. Located in Tenri city, Nara Prefecture, Japan.Disponível em:<http://www.tenrikyo.or.jp/cam/view1.html> Acesso em: 30 dez. 2013.
Tenrikyo do Brasil. Disponível em:<http://www.tenrikyo.org.br/home/oyassato> Acesso em: 30 dez. 2013.

Um comentário:

  1. EDUARDO SAN, PARABENS PELA POSTAGEM DO SEDE INTERNACIONAL DO TENRIKYO DO JAPÁO, UM LOCAL SUSTENTABILIDADE SOCIO AMBIENTAL.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...